Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Projeto Brincando de Macrofotografia e Aprendendo sobre Sustentabilidade

O projeto Brincando de Macrofotografia foi desenvolvido durante o ano de 2011 ao longo do segundo semestre. O público alvo foram os alunos de 4º ano e 4ª séries da escola EE Francisco Pedro Monteiro da Silva. O projeto foi desenvolvido pelas professoras de Arte Lucineia Venezuela Motta e Marta Regina Sene.

Foto Macro no Parque do Basalto- Araraquara -SP, Por Marta Sene

A motivação do projeto nasceu do vídeo da TV Escola: Macrofotografia, com o fotógrafo Juarez Silva.

Macrofotografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Fotografia MACRO é a fotografia de pequenos seres e objectos ou detalhes que normalmente passam despercebidos no nosso dia-a-dia; são fotografados em seu tamanho natural ou levemente aumentados através de aproximação da câmera ou fazendo uso de acessórios destinados a este tipo de fotografia; as macrofotografias são exibidas em tamanho bastante ampliado para maior impacto visual.


Foto obtida com câmera Pentax K10D, objetiva SIGMA 17-70 mm F2.8-4.5 DC MACRO, velocidade: 1/90 s, abertura f:13
Classicamente, o campo da macrofotografia está delimitado pela captura de imagens em escala natural ou aumentada em até cerca de dez vezes seu tamanho natural (entre 1:1 e 10:1 de ampliação), mas uma definição precisa está cada vez mais difícil, uma vez que as muitas câmeras digitais usam sensores diminutos. Por outro lado, muitas fotos são obtidas à distância, com o uso de teleobjetivas para captura da imagem, e nem por isso a foto capturada deixa de ser uma macrofotografia.

A descrição das etapas do projeto, bem como as imagens de registro das professoras, do percurso dos alunos e fotos macro, você encontra nesse blog.

Um comentário:

  1. adorei a macro fotografia adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir